Olá e bem vindos ao mundo de Mysaki.

 Hoje vou contar para vocês como eu estou fazendo o meu planejamento para futuramente sair de casa.



 Pra começar eu sempre tive a ideia de sair de casa, e tipo, sempre mesmo. Amo minha família mas nunca me encaixei muito bem na casa e com o jeito de conviver dela, e ao mesmo tempo que é um refúgio pode se tornar a minha pior dor de cabeça. Ano passado com a crise e uns problemas na área da minha mãe acabei ajudando em muitas contas, e comecei a perceber que não seria difícil pra mim me auto sustentar.

 Agora com o fato de eu ter 19, ter uma loja que vai completar 3 anos, uma marca que será lançada, além do trabalho com o blog e o vlog, chegou a hora de começar a desenhar o próximo passo para meu crescimento pessoal e logo depois torná-lo real.


 Acabei conversando com o Rê ontem, e ele está me apoiando totalmente, até porque provavelmente moraremos juntos depois que eu me estabilizar, e o que ele disse sobre todo meu planejamento é que eu estou começando muito bem e só acha que eu estou errando em um momento, então resolvi passar pra frente e caso queiram me dar opiniões estarei com a mente aberta.

 Então vamos lá, primeiramente estou separando um caderninho só pra isso, e aconselho fazer isso porque é aonde você vai sempre estar visualizando todo o seu projeto e fazendo as anotações e os planos.

 Comecei anotando todas as despesas que se paga normalmente em casa, eu moro com a minha mãe e meu irmão, então anotei todas as despesas da minha casa acrescentando um pouco nos valores. Por exemplo, aqui a conta de água não passa de 60 reais mensal para três pessoas, nas minhas anotações coloquei 70 reais. Entenda que mesmo que não vá morar 3 pessoas na sua casa é melhor colocar o valor e acrescentar um pouquinho, simplesmente porque é melhor sobrar do que faltar e entrar em dívidas, vai que na sua casa você tenha algum eletrodoméstico que puxa mais energia? Não está fácil pra ninguém pagar as contas de luz.

 Basicamente as despesas mensais são: conta de luz, conta de água, conta de internet + telefone e compra do mês de mercado. Dependendo você pode ter mais despesas ou menos, eu por exemplo não uso telefone e sim apenas celular, então nas minhas despesas a conta seria apenas de internet sem o telefone pelo menos no começo. Tome como base todas as despesas da sua casa, porque você mora nela e participa de todas as despesas.

 Logo em seguida das despesas da casa vem as suas despesas, eu por exemplo tenho a parte que tenho que investir na marca, e você? Cartões de crédito, celular pré pago, assinaturas de revistas, consumo de produtos diários, cursos extracurriculares, hobbies... Essa parte pode ser mais fácil porque você que tem controle, ao menos que seus pais paguem tudo pra você. Assim você já tem as despesas fixas mensais e pode somar tudo pra ver qual o mínimo que você tem que receber no mês pra pagar todas elas, sugiro que no começo é bom cortar coisas desnecessárias se o seu valor estiver muito acima do que você conseguiria ganhar no mês.



 E se você acha que isso é tudo está totalmente enganado, agora vem as coisas que serão necessárias gastar pra ter na casa logo que você for morar nela. Isso inclui o gás, o fogão, a geladeira, máquina de lavar roupa... Coisas como mesa de jantar, hack, sofá, secadora, mesa de centro são coisas que podem ser dispensadas no começo porque não são coisas que você realmente precisa para sobreviver. Geralmente o que é mais necessário são eletrodomésticos mesmo, os móveis dá pra improvisar né, ao menos que você seja rico mesmo e consiga comprar tudo.



 Nessa parte comece a observar o que é seu, mas não seja egoísta, eu por exemplo tenho a minha cama, meu guarda roupa, minha mesa e minha estante, que já daria pra montar o quarto sem gastar nada. Se você compartilha o guarda roupa, ou dorme em um beliche com seu irmão não queira levar embora, porque o móvel não é só seu.

 E então depois de tudo isso anotado vem a parte de por em prática, se você tem um trabalho fixo é mais fácil, pode abrir uma conta poupança ou até ir no método do cofrinho e começar a juntar um bom dinheiro, mas como o meu caminho é outro então não pensei nesse método pra dizer quanto tempo vai demorar e quanto você tem que juntar, desculpe.. Mesmo assim você elimina o problema de estar desempregado ou não ter um salário fixo.

 O meu caso é de não ter um salário fixo, então no meu planejamento eu fiz o seguinte: anotarei mensalmente quanto eu recebo, quando meu salário mensal for maior do que todas as minhas despesas e sobrar uma certa quantia, que você mesmo pode estipular, já começarei a contar como um mês em que eu conseguiria me sustentar e sustentar a minha casa. Após isso começarei a contar, quando der 4 meses ou mais em que estabilizar a minha condição financeira começarei a procurar uma casa, lembrando que o tempo é você que decide.

 Ainda falta muito o que falar, mas vou ficando por aqui~~ Logo postarei os próximos passos, então se você gostou do post e achou que estou no caminho certo também, fiquem atentos, caso você esteja comigo nessa e vai começar a fazer o planejamento comente ai. Mais pra frente planejo fazer um designer de uma caderneta especialmente pra esse planejamento.



Um beijo e até o próximo post.

2 Comentários

  1. Também estou planejando sair de casa, vou sair quando casar então eu e o Juu estamos fazendo planejamentos também para conseguir a nossa casa (vamos morar de aluguel provavelmente e depois comprar uma casa) e nosso casamento que não é nada fácil, e terminar nossos cursos e fazer mais cursos...

    Ele trabalha mas eu não consigo emprego em nada! Então enquanto envio currículos por ai eu to me empenhando no blog e canal para ver se eu consigo ganhar a vida com eles pois é isso que realmente quero... mas até chegar esse dia vai demorar e quero me casar nesse ano se der ;-; Ta meio complicado para nós... TwT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é T^T Mas tenha fé que vai tudo dar certo u-u Essa parte de aluguel e compra de casa é o que eu vou falar na parte 2 o/

      Excluir