Olá e bem vindos ao mundo de Mysaki.

Como essa semana esta sendo corrida por causa de umas mudanças na casa e mais algumas outras coisas que estão acontecendo ontem acabou que não deu pra eu postar algo, e como mesmo assim hoje está corrido vou prosseguir com o post do planejamento porque é algo que eu já tenho tudo prontinho pra compartilhar com vocês




 Na parte I já passamos pela parte de anotar todas as despesas, tanto da casa como as pessoais, além de começar a parte de por em prática guardando dinheiro. Para as pessoas que não tem um salário fixo eu já dei umas dicas lá de como eu estarei me virando, e para as pessoas que já tem um salário fixo já pode pular da parte em que terminamos de anotar as despesas para a parte que se iniciará agora.



 Depois de você ter um salário estabelecido em que você consiga supostamente pagar todas as despesas anotadas é a hora de procurar o lugar pra morar. É nessa hora que você vai decidir se você quer morar em uma casa, ou ap, ou sobrado, ou kitnet... Além de decidir se você vai alugar ou comprar o imóvel. É bom lembrar que não é somente o lugar que você precisa pesquisar, mas também a região, pense sempre em crescer na vida, e uma das maneiras que você cresce na vida é mudando as coisas pra melhor. Se você tem um celular e quer trocar pra um outro vai trocar por um melhor, assim como uma geladeira, e neste caso uma casa.

 Não é porque você quer a todo custo sair de casa que vai aceitar a primeira coisa que ver, as coisas não funcionam dessa maneira, sair de um lugar onde você está acostumado pra ir pra outro que vai te causar desconforto não trará coisas boas. Isso vale pro bairro, não adianta sair do bairro onde você está acostumado a conviver pra tentar viver em um que não há contato com ninguém, ou que a violência é maior, ou que seja muito afastado de trabalho e família.



 Voltando pra escolha da casa, comece a anotar as suas preferências. Eu por exemplo preciso que tenha dois quartos no mínimo, porque eu vou trabalhar em casa e quero fazer uma área pra deixar todos as máquinas coisas de trabalho lá, sem interferir na minha vida pessoal (imagine eu indo tomar um chá com uma máquina de costura do lado, só vai servir pra lembrar que eu tenho que trabalhar T^T). Então veja certinho quais são as coisas que você prioriza pra conseguir diminuir a busca e achar um lugar ideal.

 Há muitos sites de busca de casas e em todos eles dá pra marcar os seus critérios pra dar os resultados. Geralmente a dúvida nessa hora é 'Alugar ou Comprar?' 'Casa ou Apartamento?' e ai venho dar a minha opinião à vocês. Nessa parte foi a que o Rê achou que eu estava muito avançada, porque pra mim é simples 'Comprar' e 'Casa'. Eu sempre fui acostumada a investir em coisas que eu vou ter pra sempre, então a minha intenção é sair e ter o lugar em que eu vou ficar mesmo. Aqui em Curitiba você consegue ter casa no valos de 200.000, e é o valor de muitos apartamentos.

 Então veja o que você prefere e o que vale mais, as vezes a entrada que você vai dar pode ser negociada, e o valor que você estaria dando de aluguel mais o condomínio é o valor que você poderia estar pagando da parcela da casa. No caso de comprar você pode gastar mais, mas terá um lugar em que você não vai precisar de um contrato de tempo pra ficar, e no caso de aluguel sairá mais barato mas você tem que pensar que vai dar 1 ano ou 2 e terá que se mudar novamente.



 Na opinião do Rê ele ficaria com um apartamento, acho que por ele morar em um condomínio, mas eu acho absurdo o preço de condomínio, em que o menor valor que você acha já é uma compra mensal de mercado ou o preço de duas contas de água. Tudo isso é uma questão de pesquisar, então invista muito tempo e pesquisa nisso porque é ai que está o seu futuro e o foco de todo esse planejamento.

 Com a pesquisa você já tem uma noção do preço que você gastaria e o dinheiro que você vai precisar, e esse valor acrescenta lá nas despesas mensais. Lembram quando eu disse que eu esperaria 4 meses de salário estabilizado pra procurar uma casa? Esses 4 meses servem também pra juntar dinheiro pra comprar as coisas iniciais e as primeiras despesas, então mesmo que você tenha um salário fixo é bom você esperar uns meses guardando dinheiro. Se você, mesmo com o valor do imóvel nas despesas, já consegue pagar com o seu salário, talvez já tenha chego o momento de você subir mais um degrau da sua vida.

Então é isso, a parte III provavelmente vá demorar muito pra sair porque será a parte de compra, papelada e essas coisas, e vai demorar muito pra eu chegar nessa etapa porque estou na parte I ainda. Mesmo assim vamos com fé que todos alcançaremos nossos objetivos.



Um beijo e até o próximo post.

Deixe um comentário